"Vilanova Artigas – A mão livre do vovô" na Biblioteca do Parque Vila Lobos, SP
27.01.2016 – exposições
link aqui
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô que celebra o centenário de nascimento do arquiteto, um dos mais importantes do país. A exposição acontece entre os dias 18 de julho e 25 de outubro e tem um recorte diferente: nela serão expostos desenhos que o arquiteto fez para seus netos. A exposição é uma iniciativa da Biblioteca Parque Villa-Lobos em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), que também dedica um painel expositivo sobre o arquiteto. A abertura da exposição na BVL está programada para as 12 horas.
Os desenhos da exposição são feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles, inclusive, com intervenções das crianças. A ideia da BVL é explorar o tema pela relação lúdica avôs com netos.
Por isso, além da mostra a biblioteca promove diversas atividades paralelas que dialogam com a obra dele. Uma delas será um bate-papo no programa permanente Segundas Intenções, que traz os escritores Michel Gorski e Silvia Zatz. Eles são autores do livro A mão livre do vovô (Editora Terceiro Nome), que traz impressas algumas das imagens presentes na mostra. A atividade vai ser realizada no dia 18 de julho, às 10h30.
No encontro, os escritores vão falar sobre como foi o processo de edição e de criação do livro, além de comentar sobre suas carreiras e referências literárias. Eles mantêm uma parceria de quase 10 anos e já publicaram os livros Por um triz, Irerê da Silva e O soprador.
Ainda no dia de lançamento da exposição, 18, a biblioteca promove uma Visita Guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto, às 13 horas. Outra atração é a contação de histórias A mão livre do vovô, com a Kiara Terra, às 16 horas, que também ministra a Oficina – Tempo presente. A ideia da oficina é despertar em avós a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A atividade vai ser realizada às 14 horas.
No domingo, 19, a Companhia Arte Negus realiza outra contação de histórias baseadas no lado lúdico da obra de Artigas, às 16 horas.
Ainda em julho, o programa permanente Pintando o 7 traz atividades paralelas nos dias 22 e 29. A ideia é a criação de desenhos inspirados nas imagens do arquiteto paulista e explorar a relação de infância e de maturidade. As atividades acontecem às 11 horas e são indicadas para crianças a partir de 7 anos.
Encerrando as atividades comemorativas, no sábado, dia 25, A Cia Arte Negus realiza a oficina Conta vô, Conta vô!, destinada a avós e responsáveis. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.
A programação paralela da BVL vai até outubro, quando se encerra a mostra.
Entre os destaques, oficinas para criação de livros e zines e diversas atividades em programas como o Pintando o 7 e Hora do Conto. Todas atividades tem um viés de explorar a relação avô e neto. Confira mais informações na tabela abaixo.
Sobre Villanova Artigas
Nascido em Curitiba em 23 de junho de 1915 e radicado em São Paulo, João Batista Vilanova Artigas deixou a sua marca em grandes obras, em cerca de 700 projetos que executou durante sua carreira. Entre os exemplos estão o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente com o Prêmio Jean Tschumi em 1972 e Prêmio Auguste Perret, em 1985. Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e por isso foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira escola, a chamada Escola Paulista. O arquiteto faleceu em janeiro de 1985.
Outros equipamentos culturais da cidade também celebram o centenário de Artigas. O Itaú Cultural promove o lançamento de dois livros e um filme sobre o arquiteto, além da Ocupação Vilanova Artigas, que discute a sua vida, obra e a arquitetura contemporânea.
Já o Museu da Casa Brasileira conta com um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão para os netos.